sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

A Origem do Mundo: Uma História Cultural da Vagina ou a Vulva Vs. O Patriarcado, de Liv Strömquist, por Amanda Vitória




Por Amanda Vitória


Desta vez o livro abordado é A Origem do Mundo: Uma História Cultural da Vagina ou a Vulva Vs. O Patriarcado, de Liv Strömquist.

Na história da humanidade a mulher sempre foi muito diminuída e no livro conta, desde a antiguidade, como as mulheres foram menosprezadas e em que quesitos, e um detalhe muito importante: sempre por homens. A escritora e quadrinista Liv Strömquist retrata todos esses acontecimentos com humor e a combinação com a linguagem envolvente te desperta a curiosidade. Alguns dos assuntos citados no livro eram como os homens criavam mitos e tabus sobre o órgão sexual feminino, ou vulva, para domar as mulheres e como eles sempre se intrometiam quando o assunto era o corpo da mulher. Mitos esses que eram absurdos por si só. Um exemplo era de como a masturbação era errada e que o orgasmo feminino era irrelevante ou difícil de atingir, mas esses são só alguns dos exemplos.

No livro ela explora muitos outros pontos em relação a esse assunto. Em meu modo de ver, por mais que a linguagem seja humorada e envolvente ela é bem complexa, mas ainda vale a
pena ler. A minha experiência com o livro foi meio conturbada
por eu nunca ter lido um livro do tipo. Sobre o assunto, eu não
consigo pensar ou elaborar algo. Meu conhecimento sobre o assunto é muito escasso e por isso não me deixa expressar nada.

Mas eu tenho algumas opiniões: sobre a autora ficar tão revoltada em relação a forma que se chama a vulva. Eu acho que por mais que as pessoas chamassem pelo nome certo não mudaria nada, porque na minha visão as pessoas precisam primeiro saber do que nós estamos falando. Nas escolas as aulas de educação sexual estão presentes, mas ainda são um tabu muito forte. E eu, como estou ainda no ensino médio, sinto que a vergonha é um grande obstáculo para que conseguíssemos aprender algo sobre esse assunto. Porém, eu entendo o motivo da sua revolta.

Uma conclusão que eu também tive foi que os homens são muito intrometidos nos nossos assuntos, mas não generalizando, é claro. É meio engraçado, mas é verdade. Os homens sempre querem se meter onde não são chamados e em assuntos que não são de sua conta.

No final, podemos ver que o livro é um bom jeito de se construir uma opinião e de explorar novos aspectos sobre o corpo feminino. Também é bom para desconstruir e antenar as pessoas. Informações verídicas são sempre boas para a humanidade, não são?

*** 


A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado
Liv Strömquist
HQ
Cia das Letras

2018

*** 


Amanda Vitória  (BH/MG) tem 16 anos e é estudante. Faz parte do projeto Adotando leitores.

O adotando leitores é um blog para registrar as primeiras leituras e o caminho das leituras seguintes. Aqui, os leitores são iniciantes ou têm pouco contato com a literatura. O percurso é de incentivo e descoberta, com registro das impressões sobre os livros.

O Adotando leitores acredita no caminho transformador da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário