terça-feira, 14 de abril de 2020

Carta à Rainha Louca, de Maria Valéria Rezende, por Cristina Bispo





Uma história contada por Maria Valéria Rezende. Muito triste escrever uma carta falando sobre o acontecimento de duas mulheres sofridas, que lutam por justiça.

Por sua desobediência, encarceraram ela no alto da colina, por escrever sua carta, ela conta o que sofria por injustiça, não podendo sequer defender-se e jamais clamar por justiça. Mesmo com sua folha rasurada não parava nem um só minuto de escrever.

Esse livro fala de uma linguagem muito antiga, um período obscuro de uma mulher branca e pobre, nem sinhá nem escrava, para quem não havia lugar.

A escritora demonstra a carga de preconceito existente e machismo em um período histórico.

Muito me chama atenção a leveza nas palavras e os cuidados para não falar o que realmente queria, pois ela estaria escrevendo para a Rainha e tinha que tomar muito cuidado pelo que estaria escrevendo.

Ele é tão confiante em si mesma que para garantir que a carta chegaria à Rainha Louca, ela então disse: Vou com ele; em vossas próprias mãos entregarei esta carta e então sabereis de toda a minha história que é também a vossa.

*** 

Carta à Rainha Louca
Maria Valéria Rezende
Romance 
Cia das Letras
2019

*** 

Cristina Bispo tem 31 anos e está redescobrindo que adora ler. Faz parte do projeto Adotando leitores.

O adotando leitores é um blog para registrar as primeiras leituras e o caminho das leituras seguintes. Aqui, os leitores são iniciantes ou têm pouco contato com a literatura. O percurso é de incentivo e descoberta, com registro das impressões sobre os livros.
O Adotando leitores acredita no caminho transformador da literatura.


Obs.: os textos são revisados tentando manter ao máximo a expressão da leitora. Texto original na imagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário